Ícone do site Primeira Capa

App chinês monitora solitários e faz sucesso com pergunta ‘Você Morreu?’

Aplicativo "Você Morreu?" Ganha Popularidade na China

O inovador aplicativo "Você Morreu?", que emite um alerta se o usuário não fizer login a cada 48 horas, tornou-se um dos mais vendidos na China. O crescimento do número de pessoas que vivem sozinhas no país impulsionou a demanda por esta ferramenta de segurança, criada pela Moonscape Technologies.

Detalhes do App

Lançado recentemente, o aplicativo visa proporcionar segurança para aqueles que residem sozinhos. Seu nome chinês, "sileme", é um trocadilho com um popular serviço de entrega de comida e pode ser traduzido como "Você Morreu?" ou "Morreu?".

Os usuários devem inserir seu nome e o e-mail de um contato de emergência ao configurar o aplicativo. Caso não façam login em um período de dois dias, um e-mail será enviado para o contato indicado, alertando sobre a situação do usuário.

Reações do Público

Nas ruas de Pequim, a recepção ao aplicativo foi mista. Yaya Song, uma jovem profissional de tecnologia que vive sozinha, expressou ceticismo. Embora considere a inovação interessante, ela considera o preço elevado. “Se fosse gratuito, eu testaria. Cobrar oito yuans [R$ 6,16] parece um pouco excessivo”, avaliou. Além disso, Yaya mostrou preocupação com o nome do aplicativo, que considera "um pouco violento".

Outro usuário em potencial, Huang Zixuan, de 20 anos, compartilhou de sentimentos semelhantes. “Eu teria dificuldades em convencer meus avós a baixar este aplicativo, especialmente devido ao nome”, comentou a estudante.

Crescimento de Moradores Solitários

Dados recentes indicam que, em 2024, aproximadamente 20% dos lares na China são compostos por pessoas que vivem sozinhas, um aumento significativo em relação a 15% há dez anos. Essa mudança demográfica vem promovendo a busca por soluções que garantam segurança e suporte emocional para esses indivíduos.

Sasa Wang, funcionária de escritório de 36 anos, mencionou que a preocupação com a morte é algo que surge com a meia-idade. “Começamos a nos perguntar sobre o que acontecerá após a nossa partida”, afirmou.

Sugestões para o Nome

Hu Xijin, ex-editor do Global Times, elogiou o aplicativo, especialmente para a população idosa, e sugeriu a alteração do nome para "Está Vivo?", o que poderia fornecer uma sensação de segurança aos usuários mais velhos. A conta do aplicativo nas redes sociais afirmou que "consideraria seriamente" a mudança do nome. No entanto, há aqueles que defendem a manutenção do título, argumentando que enfrentar a morte é uma abordagem saudável.

Com informações de: G1.

Sair da versão mobile